O Que Ver e Fazer em Albufeira

O Centro Histórico, Parques Aquáticos e Monumentos a Visitar em Albufeira



Praia no centro histórico de Albufeira

Albufeira divide-se em três zonas turísticas – o centro histórico, Oura e a cidade moderna. O centro histórico e os arredores da Praia da Oura são onde se encontram as atrações principais. A cidade moderna tem pouco que atrai os turistas, mas é aqui que se situam o terminal rodoviário e vários hotéis.


O Centro Histórico de Albufeira

Túnel no centro histórico de Albufeira que faz a ligação às praias

Tal como todo o Algarve, Albufeira foi devastada pelo grande terramoto de 1755, e por isso não existem edificações anteriores ao século XVIII. O castelo ficou em ruínas e as igrejas foram reconstruídas. No entanto, as ruas estreitas e pedonais mantêm a traça da antiga vila de pescadores e estão hoje repletas de cafés e restaurantes com esplanadas, bares, lojas e hotéis (sobretudo a pedonal Rua Cândido dos Reis), tornando o centro histórico a zona mais animada da cidade, sobretudo no verão. Convida a passeios pelas ruas, becos e praças, sendo a Rua da Igreja Velha a mais pitoresca e o Largo Engenheiro Duarte Pacheco a praça principal. A Rua 5 de Outubro, cuja parte sul é pedonal, alberga o posto de turismo e termina num pequeno túnel que conduz às praias mais centrais. Aliás, trata-se de um único e extenso areal que se divide em quatro praias – a Praia do Peneco (também conhecida por Praia do Túnel, por ser acessível através do túnel), a Praia dos Pescadores, a Praia do Inatel e a Praia dos Alemães. Junto à Praia dos Pescadores, no Largo Cais Herculano, existem vários restaurantes e bares.
Para uma vista panorâmica sobre a praia e o centro histórico, dirija-se ao Miradouro do Pau da Bandeira, na parte oriental da Praia dos Pescadores (se vier pela praia, suba as escadas rolantes).
A oeste situa-se a marina, com modernos e coloridos edifícios e de onde partem vários passeios de barco pela costa.

A Rua dos Bares da Oura

Rua dos bares de Albufeira

A leste do centro histórico fica a Avenida Sá Carneiro, conhecida como “a rua dos bares”. Devido aos néons dos letreiros dos bares e discotecas, há quem também lhe chame “Mini Las Vegas”. Este é o epicentro da vida noturna de Albufeira e uma das principais atrações para os turistas mais jovens. A cerca de cinco minutos a pé, descendo a Rua Ramalho Ortigão, fica a Praia da Oura, também bastante concorrida. Este é um dos destinos preferidos para festas de despedida de solteiros, que muitas vezes duram até ao nascer do sol e onde se bebe até cair. Se este não for o tipo de ambiente que procura, o melhor é divertir-se noutras zonas da cidade. No entanto, recomendamos que visite a praia durante o dia, pois é bastante agradável.

Monumentos e Atrações Turísticas em Albufeira



Torre do Relógio

Torre do Relógio, Albufeira

Esta singela torre com um relógio é um dos ex-líbris de Albufeira. Situa-se na Rua José Bernardino de Sousa, acima da Praia do Peneco, no centro histórico, e foi erguida sobre a muralha do antigo castelo, destruído pelo terramoto de 1755. A sua distinta coroa de ferro sobre o sino foi acrescentada no século XIX e é iluminada à noite.

Rua José Bernardino de Sousa


Museu Municipal de Arqueologia

Museu Municipal de Arqueologia, Albufeira

Instalado no antigo edifício da Câmara Municipal, em frente à Torre do Relógio, este pequeno museu conta a história da região através de achados arqueológicos que datam desde a pré-história até à Idade Moderna, passando pelas épocas romana, visigótica e árabe. As peças mais importantes são os menires, um intacto vaso neolítico de cerca de 5000 aC, um mosaico romano, cerâmica visigótica e um silo mourisco. Existe ainda um espaço para exposições temporárias.

Praça da República


Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz)

Igreja de Nossa Senhora da Conceição ou Igreja Matriz de Albufeira

Esta igreja foi construída no local da antiga Igreja Matriz, que foi destruída pelo terramoto de 1755 e onde anteriormente tinha existido uma mesquita. De estilo neoclássico, possui um imponente campanário. Normalmente encontra-se fechada para visitas, abrindo apenas para missas.

Travessa da Igreja Matriz


Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebastião, Albufeira

Com uma pequena cúpula e um portal barroco, esta igreja foi erguida aquando da reconstrução de Albufeira após o terramoto de 1755, conservando uma imagem em pedra datada do século XVI, provavelmente pertencente a uma ermida que aqui existia. O seu interior é agora um pequeno museu que alberga a arte sacra resgatada das igrejas da cidade destruídas pelo terramoto.

Praça Miguel Bombarda


Igreja de Santana

Igreja de Santana, Albufeira

Situada numa elevação, de frente para o mar, esta igreja foi a segunda de Albufeira a ser consagrada a Santa Ana, a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo. A primeira ficava mais próxima do mar, mas após ter sido destruída pelo terramoto de 1755 e subsequente tsunami, optou-se por uma reconstrução num local mais elevado. No interior, poderá admirar a bela talha dourada, mas para conseguir visitá-la terá de ter a sorte de encontrar as portas abertas.

Rua Miguel Bombarda



Parques Aquáticos perto de Albufeira


Com escorregas, piscinas e vários tipos de entretenimento, os parques aquáticos são uma divertida alternativa à praia e um dos melhores programas para famílias com crianças:

Aqualand

Aqualand, Algarve

Localizado a cerca de 20 minutos a noroeste de Albufeira, já foi considerado o maior parque aquático ao ar livre da Europa. Oferece diversão para toda a família, com escorregas aquáticos de diversas formas, uma enorme piscina e até uma “praia de surf” artificial.

www.aqualand.pt


Aquashow

Aquashow, Algarve

Situado na Quarteira, a cerca de 30 minutos de Albufeira, este parque tem uma “montanha-russa aquática”, uma piscina com ondas, uma “piscina tropical” e vários tipos de atividades para todas as idades. Possui também um hotel que pode ser reservado aqui: Aquashow Park Hotel

aquashowpark.com


Slide and Splash

Slide and Splash, Algarve

A cerca de 30 minutos de carro de Albufeira, nos arredores da cidade de Lagoa, encontra-se este parque com vários escorregas aquáticos. A funcionar desde 1986, é constantemente atualizado com novas atrações.

www.slidesplash.com


Zoomarine

Zoomarine, Algarve

Este parque temático é um jardim zoológico e um parque de diversões. Aqui pode-se ver golfinhos, focas, leões marinhos, crocodilos e pássaros exóticos, e também divertir-se nos escorregas aquáticos e nadar nas piscinas e na praia artificial. Os animais são bem tratados e o parque promove resgates e a conservação da vida marinha. Fica a cerca de 20 minutos a norte do centro de Albufeira.

www.zoomarine.pt


Passeios pelos Arredores de Albufeira

Silves, Algarve

Além dos parques aquáticos, outra alternativa à praia é um passeio a destinos próximos de Albufeira. Se gosta de cidades históricas, dirija-se à capital do Algarve, Faro, e à antiga capital da região, Silves. Para explorar ainda mais o litoral, siga para oeste em direção a Lagos e Sagres, o extremo sudoeste da Europa, outrora conhecido como “o fim do mundo”. Para Faro, Silves e Lagos pode ir de transportes públicos, mas para Sagres irá necessitar de carro. Para mais informações, consulte o guia de passeios a partir de Albufeira.